sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Palacete dos Melos – Solar dos Fidalgos Sousa Carvalho Melo

Edifício de grande valor arquitectónico, datado do século XVIII, construído em meados do século como residência da Família Sousa Carvalho e Melo.
Com fachada sobre o Largo Bernardino Ramos, a sua localização é favorecida por se situar na zona mais antiga da Vila de Borba.
Os balcões de mármore esculpido e gradeamento em ferro, a escadaria e o escudo de armas no interior, bem como os azulejos da cozinha são setecentistas. A sala nobre tem pintura mural da autoria de José da Silva Carvalho.
Em 2007 foram concluídas as obras de recuperação do edifício que foi totalmente remodelado para acolher a Biblioteca Municipal (que se encontra em fase de transferência das antigas instalações, sitas no Edifício dos Paços do Concelho). A remodelação teve em conta as características arquitectónicas do edifício, preservando a maioria das pinturas murais interiores. As telas originais do Palacete dos Melos também foram restauradas.
Da história deste edifício, relevância para o facto de ter sido aí instalada, em 1971, a Escola do Ciclo Preparatório e Ensino Secundário D. Maria I, que se mudou para edifício próprio após o 25 de Abril de 1974. Está em processo de classificação como Imóvel de Interesse Público junto do IGESPAR.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial