segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Historial I

A Junta de Freguesia de S. Bartolomeu, tem o seu princípio nas Ruas Visconde Gião e Silveira Menezes para o poente. Na primeira vêm desembocar as Ruas de Três, Mestre Diogo de Borba, António Joaquim da Guerra, Dr. Ramos D'Abreu, Nunes da Silva e 13 de Janeiro; e na Segunda a Rua mencionada por último e quase no extremo norte, a Rua de Nossa Senhora.
Paralelas à Rua Silveira Menezes e perpendiculares à Rua 13 de Janeiro estão as Ruas Terreiro das Servas e de S. Bartolomeu, por onde entra na Vila a Estrada que liga Estremoz a Borba.
Na extremidade setentrional da Rua Terreiro das Servas, fica o Largo das Servas, donde sai para norte a Estrada da Orada e para leste a já mencionada Rua de Nossa Senhora.
As Ruas de Três, António Joaquim da Guerra, Dr. Ramos D'Abreu, 13 de Janeiro e S. Bartolomeu vão todas desembocar ao Largo de S. Bartolomeu, onde está a Igreja Paroquial da Freguesia, que por sua vez comunica com o Largo Beato Mártir Domingos Fernandes, a Rua dos Terreiros, o Largo dos Combatentes da Grande Guerra e a pequena Rua do Ó.
Também a Rua Dr. Ramos D'Abreu comunica com a 13 de Janeiro pela curta passagem, a que se deu o nome de travessa Manuel Bernardo Ramos.
A Freguesia de S. Bartolomeu é uma das quatro Freguesias que fazem parte do Concelho de Borba com cerca de 14.500 ha, um Concelho do Alentejo, no extremo norte do Distrito de Évora, confrontado a Norte e nascente com o Distrito de Portalegre e o Concelho de Vila Viçosa, a Sul com os municípios do Alandroal e Redondo e a poente com o Concelho de Estremoz. S. Bartolomeu é uma Freguesia urbana da sede do Concelho, a sua população atinge os 932 residentes e tem como Freguesia limítrofe a Freguesia Matriz.

3 Comentários:

Blogger Dakota Bar disse...

O Dakota Bar tem novo blog, por isso podem apagar a morada do anterior e adicionar o novo link:
www.dakotabar.blogspot.com

Visite-nos e venha até ao nosso bar!

16 de outubro de 2008 às 18:35  
Blogger Rio de Moinhos - Borba disse...

O blog de Rio de Moinhos - Borba foi distinguido com o prémio dardos pelo G.D.C. de Rio de Moinhos. É com bastante orgulho que recebemos este prémio que vem reconhecer todo o nosso trabalho em prol do blog.

O Prémio Dardos foi criado para reconhecer o trabalho, que cada blogger realiza, quer seja a nível fotográfico, literário, cultural, pessoal, etc... demonstrando assim a sua criatividade e vontade de partilhar. Estes selos, foram criados com a intenção de promover o convívio entre os bloggers, uma forma de demonstrar, reconhecimento por um trabalho, que valoriza a WEB.
Quem recebe o “Prémio Dardos” e o aceita deve seguir algumas regras:
1º - Exibir a distinta imagem;
2º - Linkar o blog pelo qual recebeu o prémio;
3º - Escolher outros blogs a quem entregar o "Prémio Dardos".
Os "blogs" escolhidos por nos merecedores dessa distinção são:

http://sbartolomeu-borba.blogspot.com/
http://www.crborba.blogspot.com/
http://cabrasdossa.blogspot.com/

13 de novembro de 2008 às 23:00  
Blogger António Prates disse...

Vim conhecer o blog da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu, e é nesta encruzilhada de ruas e limitações da Paróquia que digo que gostei de cá estar!

15 de novembro de 2008 às 14:57  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial